Vivemos tempos de escassez e competição no mercado de trabalho e as Empresas, sedentas por lucros ou até por sobrevivência, se aproveitam da tal competição para minimizar seus custos de contratação de pessoal.
Analisando o que temos visto no mercado Hoteleiro e da Gastronomia, onde a preferência pelos mais novos tem sido uma regra ou padrão, nos deparamos com o dilema:
– Quem formou os mais novos para exercerem as funções de liderança, se o descarte dos mais experientes tem sido praticado sem o menor escrúpulo ou respeito?
Vejo redes Hoteleiras privilegiando profissionais em inicio de carreira pelo simples discurso de valorização dos “Novos Talentos”, quando na verdade querem economizar na Folha de Pagamento, pois os “novinhos” ainda caem na ladainha do “vem crescer com a gente” e com isso aceitam menores salários.
Profissionais novos e recém-formados são de grande valia quando encontram verdadeiros técnicos ou coaches que os lapidam profissionalmente. Não digo os Coaches Palestrantes e vendedores de sonhos, mas os que lideram de forma educadora, transformando jovens bem criados, otimistas e antenados em verdadeiros Cases de Sucesso, que fazem a diferença por onde passam.
Atualmente a “Rapaziada” é contratada após se portarem bem nas entrevistas e não por sua experiência comprovada, sendo submetidos logo após a uma verdadeira lavagem cerebral onde as organizações “vendem um peixe” inatingível por 99% dos que iniciam a trajetória.
Ao iniciar suas atividades esses Jovens vão aos poucos se decepcionando e perdendo o entusiasmo juvenil, pois ou são da Geração Y, globalizada, informada, que valoriza a liberdade ou da Geração Z, sem fronteira geográfica, ansiosa, carente de exposição da opinião. Com isso nota-se o constante recrutamento por parte das Redes Hoteleiras, pois esses profissionais não ficam muito tempo num mesmo lugar onde não veem o progresso ágil que esperavam. Basta semanalmente atentar-se no Linkedin, pois as mesmas redes postam vagas que já postaram á pouco tempo atrás.
Já é hora das Cadeias Hoteleiras pensarem em crescer em qualidade e não nessa competição desenfreada para ver quem tem mais Hotel, pois pra inicio de conversa, o número de investidores decepcionados com seus dividendos oriundos da exploração hoteleira é muito grande.
Isto posto, creio que a mistura das Gerações numa mesma Empresa acarreta muito mais sucesso do que já possam ter, com a devida formação e a lapidação de seus integrantes mais novos, pois as Escolas por melhor que sejam, não ensinam sobre o Mercado, apenas apresentam a existência Dele.
Por exemplo, não se aprende Auditoria Noturna de um Hotel e suas pegadinhas, em nenhuma Escola de Hotelaria, como também por melhor que seja a formação acadêmica de um Jovem Gestor de Alimentos e Bebidas, um grande evento ou ainda se deparar com chefe de cozinha “sem paciência”, pode ser motivo de grande desespero e perda de controles para os Novatos.
O intuito deste artigo é valorizar a integração ou mesmo a Simbiose entre as gerações, pois Todas as partes envolvidas, desde que bem combinadas à função de cada um, saem ganhando. Os mais novos representam esperança, novos ares, futuro e a continuidade com melhorias. Os profissionais Seniores com experiência devem ter em mente a sua responsabilidade como Lideres Educadores, onde os Novatos sejam tutelados tecnicamente, mantendo o padrão da produção e do atendimento.
Essa mistura representa um ganho excepcional para as Redes Hoteleiras, pois atualmente o que vemos são novos gestores burocratas, que tem medo de encarar Clientes e se assustam com auditorias operacionais, motivados pela falta de atenção das próprias Empresas, que os cobram sem o devido respaldo técnico. Existem exceções muito positivas, porém não é de longe a maioria.
Vejo a necessidade urgente de se colocar em prática a mistura dessas Gerações criando um novo Modelo de Gestão onde ensina quem sabe e não quem divaga ou palestra.
A Geração X traz a experiência e a tenacidade, a Y traz a Inovação e a agilidade dos conectados e a Z traz sua responsabilidade social apurada com forte interação com o mundo globalizado. Uma verdadeira Receita de Sucesso aguardada pelos Investidores, com reflexos que impactam diretamente a Fidelização dos Clientes, razão de existir de toda Empresa.
Samuel Bologna – Consultor
www.samuelbologna.com.br
Perfeito seu artigo Samuel!
Essa mistura de gerações onde uma complementa a outra é quase a Perfeição!
Olá Luís.
Agradeço seu comentário e visita ao site.
Vamos mantendo contato.
Forte abraço e sucesso sempre.
Samuel.
Que texto maravilhoso. É o que realmente tenho visto e presenciado. Sabias palavras que precisam ser compartilhadas.
Caríssima Laura
No decorrer de minha vida profissional tenho convivido com diversas gerações diferente da minha.
Esse é o diferencial, pois aprendi o que sei com os mais velhos e me sinto no dever de ensinar aos que estão chegando.
Obrigado pela visita e seu contato. Sinta-se a vontade para comentar.
Abraço.
Pesquisar
Samuel Bologna
Formado em hotelaria e especializado em alimentos e bebidas, com experiência em empresas de renome nacional e internacional, presta consultoria independente para Hotéis, Bares e Restaurantes desde 1992.
Categorias
Tags
Sobre nós
Atuando em todo o território nacional desde 1992, desenvolvemos consultorias, implantações, treinamentos e administração de pequenas, médias e grandes Hotéis, Restaurantes, Bares e Casas Noturnas.
Navegação
Últimos Posts do Blog