Uma das tendências mais fortes atualmente na gastronomia é a onda do alimento saudável produzido de forma sustentável. Dados das mais diversas fontes ligadas ao consumo de alimentos fora de casa informam que os Consumidores de diversas origens, classes ou orientação, seguem algum tipo de dieta, demandando desta forma produtos, ingredientes e combinações de alimentos que brindem benefícios físicos e emocionais.
Com ritmo de vida atual cada vez mais frenético, os consumidores tem praticado o que chamamos de auto cuidado quando o assunto é alimentação, priorizando também o tempo de dedicação para o consumo de alimentos que colaborem com o bem estar. Os efeitos nocivos do açúcar refinado, do sal, das gorduras saturadas e do glúten tem sidos debatidos academicamente e o tema tem estado nas mais diversas rodas de Consumidores.
As gorduras animais tem perdido seu protagonismo e sendo substituído com muita criatividade por produtos de origem vegetal, seja por consciência, por decisão Vegana ou por simples curiosidade. Pesquisas informam que os Consumidores se sentem mais felizes quando compram alimentos que sabem ser saudáveis.
Em muitos Países a tendência de produzir pratos com ingredientes orgânicos e cultivados próximos ao Restaurante, tem representado um tendência conhecida como: “pensar global, comer local”. A ascensão das novas gerações como consumidores tem deixado muita gente de cabelo em pé, pois estes são mais exigentes, mais informados e mais preocupados com o que comem. Saber preparar um alimento orgânico e saudável, deixando também atraente aos olhos tem sido o grande desafio dos Cozinheiros, pois essa é a tendência indiscutível do presente e com vistas a ser no futuro dos Restaurantes.
A fusão de cozinhas também denominadas de cozinhas mestiças, tem sido preponderante para a difusão do preparo de alimentos vegetais de forma atraente ao paladar, aos olhos e aos bolsos. Pesos pesados da alta gastronomia tem se dedicado á pesquisa e elaboração de pratos que estejam antenados com as novas exigências e expectativas.
Saber entender o que querem os Consumidores é imprescindível para sobrevivência do negócio e comida saudável, agradável aos olhos e naturalmente sustentável é o que exigem os Clientes. Quem teimar em não entender essa tendência sucumbirá, sendo engolido pelos concorrentes e preterido pelos Consumidores em detrimento de quem persiga os gostos e exigências atuais.
Samuel Bologna – Consultor