A cada ano que passa a Gastronomia tem desempenhado um papel muito importante na definição dos destinos Turísticos, determinando uma competitividade entre os destinos. Estudos mostram que em países europeus o perfil do Turista que define seu roteiro levando em consideração as Iguarias ou maravilhas gastronômicas, é formado por pessoas de maior poder aquisitivo e culturalmente provido de respeito pelas características locais e suas particularidades. Definem ainda, que a Gastronomia exerce papel importantíssimo na imagem e posicionamento do destino turístico em detrimento de outras localidades.
A influência da Gastronomia nas viagens revela questões importantes quanto aos desejos, motivações e sobre o comportamento dos visitantes de um Destino Turístico. Estratégias próprias para o desenvolvimento do destino através de opções gastronômicas devem ser estudadas e privilegiadas pelos órgãos de Turismo e Receptivo, pois se sabe que restaurantes e bares geram empregos e inclusão social através de suas atividades.
Treinamentos, Festivais e Eventos típicos da região devem ser promovidos com vistas a aprimorar o desenvolvimento do Destino e aumento do fluxo de Turistas, com geração emprego e renda. O valor per capita gasto por Turistas em restaurantes e bares de qualidade e com diferencial supera em percentual de investimento o valor envolvido em qualquer outro equipamento turístico, mostrando que o Turista busca referência e não suntuosidade do Investimento.
Turistas de diversos padrões se deixam levar pela gastronomia, desde os que pernoitam no Destino até os que somente passam o dia, provando com isso que Turistas não precisam vir de longe para serem considerados, mas também os de origem próxima apreciam uma boa escapadela para sair de sua vida rotineira.
Podemos dividir os Turistas Gastronômicos em três tipos basicamente, sendo: Turista Gourmet, Turista Curioso e o Turista Cosmopolita.
Turista Gourmet é o que coloca a gastronomia decisivamente na berlinda e tem grandes conhecimentos do assunto e também sobre vinhos.
Turista Interessado é o que gosta além de saborear as delícias famosas, aprecia conhecer onde são produzidos ou elaborados os produtos consumidos e se preocupa com sustentabilidade.
Por fim temos o Turista Cosmopolita, que é aquele que elege a Gastronomia com elemento indispensável e inseparável do patrimônio cultural que visita.
Faz- se urgente que os Proprietários de estabelecimentos voltados á Gastronomia elejam suas prioridades e as persigam com afinco, foco, dedicação e investimento, pois a decepção do Turista com o produto e atendimento prestado pelos Restaurantes e Bares definirão ou servirão de base para avaliação do destino Turístico.
Samuel Bologna – Consultor
www.samuelbologna.com.br