Em meados de 1993 fui contratado para ministrar treinamentos de atendimento e serviço para uma rede de churrascarias muito famosa, pois a preocupação com padrão, atendimento cortês, serviços personalizados e até a internacionalização deste tipo de restaurante começava aparecer, apesar de muitos acharem que o “jeitão tosco” era o que fazia os Clientes voltar, conclusão: treinar funcionários era jogar dinheiro fora para alguns Proprietários.
Após esse primeiro treinamento montado, planejado e ministrado Sob Medida, pois até então não havia a preocupação dos Donos de Churrascaria para a melhoria do serviço e buffets, várias outras Casas nos procuraram para que ministrássemos treinamento e implantação semelhante, pois os Clientes e até seus próprios funcionários estavam pedindo para receber o aperfeiçoamento e as melhorias que a Famosa Rede havia implantado. Trabalhamos muito, treinamos muita gente e vários deles se despontaram, tanto que alguns atualmente são proprietários de uma ou até várias Casas do ramo. Isso me alegra muito, pois tenho a certeza que vários deles, apesar da vontade e do sonho que trouxeram do sul, aguentando serviço pesado e até humilhações, aprenderam muito e colocaram em prática a máxima de que o “Cliente deve ser sempre tratado como a sua Excelência”.
Porém no decorrer desses 25 anos muita coisa mudou, inclusive e principalmente os Clientes, antes preocupados com quantidade e com iguarias caras e hoje preocupados e valorizando como premissas: Qualidade, Atendimento, Sustentabilidade e se o alimento é Saudável. Lembro ainda que a contingente de Clientes Veganos cresce de forma exponencial, fazendo com que novas iguarias livres de proteína animal sejam produzidas na brasa e com apresentação bem elaborada.
Tudo se recicla com o passar dos anos, as modas vem e vão tal como chuvas de verão, porém pensar e planejar novos produtos e iguarias que diversifiquem o cardápio dos restaurantes especializados no preparo de alimentos na Brasa, é de suma importância para a sobrevivência destes estabelecimentos. Se a minha geração adorava ir ás churrascarias e tal como verdadeiros “Vikings” consumiam carnes exageradamente, a nova geração prefere um bom corte escolhido dentre os melhores e não mais aquela orgia gastronômica do passar interminável de espetos pelo salão. Os acompanhamentos e guarnições mais pedidas atualmente para o consumo junto com corte de carne nobre refletem uma nova postura e conceito de comer: antes se comia muita fritura e hoje saladas de verduras e legumes orgânicos com molhos especiais.
Adequação e Humildade são as palavras que devem nortear os Dirigentes de Restaurantes especializados em Carne. Adequação para adaptar e treinar sua Brigada satisfazendo os novos consumidores e Humildade para aprender e ouvir o mercado, pois o Cliente fala, uns mais outros menos, a respeito do que busca, do que lhe agrada e do que gostaria de encontrar da próxima vez.
Tornar o Cliente parceiro de seu sucesso comercial é questão de sobrevivência, pois empurrar goela abaixo somente o que interessa aos Investidores, ou seja, o lucro abusivo é um “tiro no pé” e fracasso pré-datado, pois serão silenciosamente esquecidos pelos Clientes, razão de viver de todo e qualquer estabelecimento comercial, principalmente na venda de produtos e serviços de alimentação.